A aquisição e entrega de produtos do Programa Alimenta Brasil (PAB), em Floresta, Sertão de Pernambuco, teve início nesta segunda-feira (01), e contou a presença do presidente do IPA, Bartolomeu Monteiro. Cerca de 300 mil reais foram destinados ao combate à fome e fortalecimento da segurança alimentar no município.
O PAB, antigo PAA, possibilita a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em Floresta, o programa faz parte das ações de assistência social e garantia de direitos, voltados a segurança alimentar e nutricional.
“O PAB em Floresta é um verdadeiro exemplo de sucesso. O programa vem mudando a vida de famílias agricultoras que, antes do programa, não tinham para quem vender todos os alimentos que produziam. Na outra ponta, constatamos a satisfação das entidades que recebem os produtos”, afirma Bartolomeu.
Para a agricultora Alvani Barros de Oliveira, que representa os agricultores da Fazenda Jardim, o PAA trouxe mais oportunidades.
“Desde que foi iniciado o PAA aqui em Floresta, o programa nos ajudou muito e agora com este aumento vai alcançar outras famílias agricultores e entidades sociais. O IPA sempre foi um parceiro e essa gestão tem feito a diferença para melhor”, afirma a agricultora.
Números
Os produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos precisam ser exclusivamente de origem familiar, visando garantir renda à produção do agricultor familiar.