O PRESIDENTE DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO, ODACY AMORIM, PARTICIPOU DO EVENTO QUE TRATOU DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DE PERNAMBUCO, NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (05), NA SEDE DO INSTITUTO. NA OCASIÃO, ELE REPRESENTOU O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, DILSON PEIXOTO, QUE ESTÁ EM UMA AGENDA OFICIAL EM BRASÍLIA.

Com apoio do IPA, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Apac e do Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Sustentabilidade Hídrica.

Também presentes as presidentes da Apac e Compesa, Suzana Montenegro e Manuela Marinho, respectivamente, o diretor de Recursos Hídricos do IPA, Flávio Duarte, o diretor de Extensão Rural Reginaldo Alves, a secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, e Cícera Nunes, representando a FETAPE e a ASA-PE. Além de representantes da secretária Executiva de Recursos Hídricos, Fiepe, IFPE, Secretaria de Meio Ambiente e dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, entre outros.

O Plano tem por objetivo o planejamento do uso dos recursos hídricos, de modo a garantir a sua qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional, contemplando as necessidades de todos os setores usuários de água e a priorização preconizada em Lei. Para tal, serão realizados seis seminários preparatórios abertos ao público, em regiões estratégicas, onde serão apresentadas aos participantes as diretrizes da execução do PERH/PE.

O processo participativo é um movimento descentralizador que promove a oportunidade da população participar de forma ativa do processo, a partir da exposição dos problemas relacionados à água em sua região, além de poder sugerir estratégias para gerir este recurso de forma integrada e consciente.

Os eventos também serão realizados em Palmares (06/02), Caruaru (07/02), Serra Talhada (11/02), Ouricuri (12/02) e em Petrolina (13/02) sempre das 09 às 15h. Para participar dos seminários, é necessário acessar o site https://www.perhpe.com.br/, escolher a data e o seminário que deseja e confirmar sua inscrição no evento.

Fonte: Núcleo de Comunicação