Uma oficina de apoio ao Cooperativismo foi realizada, na terça-feira (17), no auditório da Câmara de Vereadores do Município de Pombos, com o grupo que faz parte da futura Central de Compra e Venda Agroecológica da Agricultura Familiar de Pombos. A iniciativa, do Escritório Local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Pombos, foi viabilizada pela extensionista Andry Lúcia Soares.
O evento contou com 16 participantes. A unidade será formada por agricultores e agricultoras familiares, agricultores orgânicos e artesãs do município. A Central, que será inaugurada no início do próximo mês de junho deste ano, é vinculada a Cooperativa Interestadual dos Produtores Rurais do Município de Pombos – COOIMPRU. O objetivo da oficina foi o fortalecimento do grupo, através de uma dinâmica de trabalho em equipe e sintonia, conhecida como “Segure o papel”.

“É necessário desenvolver as equipes, pois uma das coisas mais importantes é que as pessoas se comuniquem melhor, interajam melhor, sejam mais centradas no trabalho em equipe para que as coisas possam fluir”, destaca Andry. A dinâmica também foi aprovada pelos participantes.

“É muito interessante porque cada pessoa teve uma reação diferente diante da folha de papel. E o cooperativismo mostra isso que, mesmo sem saber como iria ser, devemos estar atentos, que devemos trabalhar juntos, ensinando e aprendendo, com nossos erros e acertos”, conta a agricultora, Maria de Lourdes Melo.

“A dinâmica mostrou que com o passar do tempo, com união e responsabilidade, vamos chegar onde está nosso objetivando, sempre buscando melhorar a cada dia”, disse a agricultora Joelma Lima. “A dinâmica e o encontro foram muitos importantes, porque participamos e interagimos com o grupo, superando nossas dificuldades. Houve participação, companheirismo, união, atenção. Da mesma forma, levamos isso para o cooperativismo, onde alcançamos nossos objetivos com essas ações elaboradas na dinâmica”, falou Sônia Célia da Silva, agricultor e artesã, do Sítio Poço do Boi.

Em seguida, foi realizada a leitura do Regimento Interno da Central de Compra e Vendas, onde foram feitas alterações mediante sugestões e observações dos participantes. Presentes na reunião o diretor de Comercialização da Cooperativa, Edilson Serafim, o coordenador da Central, Aglailson Silva, o secretário de Agricultura, Jairo Rubens e representantes da Secretaria de Agricultura do Município.

Fonte: Núcleo de Comunicação