Durante a manhã desta terça-feira (15), o Ministério da Cidadania se reuniu com produtores rurais da agricultura familiar, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco. Participaram também do evento o presidente do IPA, Odacy Amorim, junto com os diretores de Recursos Hídricos e de Assistência Técnica e Extensão Rural, Flávio Duarte e Reginaldo Alves, respectivamente, e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Ainda marcaram presença, integrantes do Exército da 7ª Região Militar do Nordeste, e responsáveis por cooperativas de vários municípios, além de gestores do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, principal assunto do encontro. Foram destacadas as compras realizadas por meio da modalidade “Compra Institucional”, do Programa de Aquisição de Alimentos, que determinam que ao menos 30% dos produtos obtidos para alimentação nas instituições públicas federais devem vir da agricultura familiar.

O agricultor Severino Ramos da cooperativa de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, destacou o desempenho do PAA. “A compra é essencial para a continuidade de famílias no campo, é importante para a gente que é o agricultor familiar”, ressaltou.

O presidente do IPA, Odacy Amorim frisou a importância da agricultura de base familiar para o fortalecimento dos trabalhos do homem do campo. “O Programa de Aquisição de Alimentos é um meio que deixa o consumidor mais próximo do produtor rural”, ressaltou. Amorim ainda levantou a questão que política boa, é a política que mostra na prática resultados satisfatórios. “Acredito que a solução para geração de emprego também está no campo”, concluiu.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, tem como principais objetivos, promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, e promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

O programa é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania. A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite e Compra Institucional.

Fonte: Núcleo de Comunicação