O Instituto Agronômico de Pernambuco está atendendo aos médios produtores rurais em todas as regiões do estado. Atualmente 135 produtores estão cadastrados para receber as ações direcionadas, acompanhadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), do IPA.

As atividades visam oferecer um desenvolvimento sustentável aos produtores, cujas atividades fortalecem as principais cadeias produtivas da bovinocultura de leite e de corte, cadeia produtiva da caprinovinocultura, produção de frutas e hortaliças. Dentre as diversas ações realizadas, foram promovidas nos dias 20 e 21 de novembro de 2019, duas excursões para o Semiárido Show em Petrolina, com a participação de Médios Produtores Rurais e Extensionistas Rurais dos municípios de Araripina, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista e Serrita.

Durante o evento promovido pela Embrapa, os produtores e técnicos do IPA tiveram a oportunidades de conhecer e discutir “in loco” novas tecnologias relacionadas à raça de animais adaptada ao semiárido, como raças de caprinos e ovinos, bovinos Sindi, galinha caipira, forrageiras adaptadas ao semiárido, culturas agrícolas diversas, a exemplo de Umbuzeiro enxertado, mandioca micropropagada isenta de patógenos, bem como, tecnologias relacionadas a recursos hídricos, entre estas, o dessalinizador solar.

Nos dois dias, a visita contou com a presença de representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os fiscais Rogério Ferreira e Guilherme Maciel. As excursões foram conduzidas pelo veterinário/extensionista, Marcelo Rabelo, que proporcionou aos produtores e extensionistas rurais motivação pelas tecnologias que conheceram durante o evento.

Fonte: Núcleo de Comunicação