O curso Estratégias para Manejo da Caprinovinocultura na Agricultura Familiar em Transição Agroecológica foi lançado na manhã desta segunda-feira, com a participação de 100 extensionistas, via Google Meet. A abertura foi coordenada por Milze Luz, gerente do Departamento de Educação e Metodologias de Extensão Rural – DEEM. “Esse curso é uma oportunidade de utilizarmos o ensino a distância a fim desenvolvermos novas habilidades e superarmos desafios”, destacou ela.

Representando o Diretor de Extensão Rural, Silvana Lemos, ressaltou a importância do evento, que foi demandado no planejamento estratégico, por 10 das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco. “A caprinovinocultura é uma das atividades essenciais para a Agricultura Familiar. Por isso, precisamos cada vez mais aprimorar os nossos conhecimentos”, falou ela.

O curso tem uma carga horária de 30 horas aulas, dividido em nove módulos.O Módulo I “Agrossistemas Sustentáveis e a Caprinovinocultura” abordará os temas manejo sustentado da caatinga, com o instrutor Valderedes Martins (IPA), e Conservação e melhoramento na transição agroecológica, com a instrutora Maria Norma (UFRPE). O Módulo II: Principais Formas de Conservação das Forragens Nativas e Outras Já Cultivadas trará o tema Manejo alimentar de caprinos e ovinos, com o instrutor Valderedes Martins (IPA).

Já o Módulo III: Instalações, Utensílios e Equipamentos trata sobre dois temas: Instalações, utensílios e equipamentos. Parte I e II, ministrado pela instrutora Aline Figueiredo (IPA), e Agroecossistemas dos agricultores familiares, seus desequilíbrios e as parasitoses na caprinovinocultura, com o instrutor José Américo (IPA).

Com o tema Módulo Sanidade Animal – Parte I, II, III e IV. O Módulo IV: Problemas na Caprinocultura – Principais Doença será ministrado pelo instrutor Paulo Nogueira (IPA). Já o Módulo V: Fitoterapia na Criação Animal, apresenta o tema: fitoterapia animal – Parte I e II, com o instrutor: Wagner Macklayton (yapoatan Animal Center/ Fundação Bradesco).

O Módulo VI: Problemas na caprinocultura – Intoxicação por Plantas, trará o tema intoxicação por plantas em ruminantes, Parte I, II e III, com o instrutor Luiz Bezerra (IPA). Por sua vez o Módulo VII: Manejo Reprodutivo na Caprinovinocultura – Aspectos Importantes, apresenta o tema manejo reprodutivo. Parte I e II, com os instrutores Fernando Lucas (IPA) e Marcelo Rabêlo (IPA).

O Módulo VIII: Cadeias Produtivas da Caprinovinocultura, com o tema Cadeias produtivas da caprinovinocultura no Sertão Pernambucano: limites e estratégia de viabilização, será ministrado pelo instrutor; Clovis Guimarães (EMBRAPA).

Bases legais da pecuária orgânica será tema do Módulo IX: Produção Orgânica, legislação e Normas de Certificação Animal, ministrado pela instrutora: Angela Ecosteguy (Instituto do Bem-Estar).
A metodologia utilizada durante o curso será de aulas gravadas e vídeos, que deverão ser assistidos de acordo com o calendário pré-estabelecido e encontros remotos para esclarecimentos de dúvidas e trocas de experiências.

O curso tem uma carga horária de 30 horas aula, com certificação. Estas iniciativas, contam ainda com o apoio da comissão de Capacitação Virtual do IPA. Posteriormente, será aberta novas turmas para as agricultoras e agricultores que atuam na temática é demais interessados.

Fonte: Núcleo de Comunicação