O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), recebeu nesta quinta-feira (24), a visita da cientista francesa Florine Pioroux, representando a empresa Nova Genetic, localizada em Anjou na França. Ela participou de uma reunião com pesquisadores do IPA.
O principal objetivo do encontro foi discutir com a equipe técnica da Diretoria de Pesquisa coordenada pelo Diretor Gabriel Maciel, uma parceria técnica, principalmente, com as culturas de cebola e tomate, nas áreas de melhoramento genético de variedades e híbridos, assim como intercâmbio de germoplasmas.
A empresa francesa representada pela pesquisadora desenvolve atividades semelhantes ao IPA, por isso a cientista fez a visita técnica ao Instituto Agronômico. Cada processo da empresa como venda, exportação, produção é realizado por uma outra empresa independente, mas que faz parte do mesmo grupo.
Entre elas a Technisen – uma empresa de melhoramento genético que desenvolve e executa o processo dos trabalhos do grupo. O grupo francês Nova Alliace gerencia 8 estações experimentais em 5 países diferentes, somando ao todo cerca de 70 hectares produzidos.
Florine Pioroix destacou ainda os trabalhos realizados no litoral do Senegal e Mandagaskar, onde eles plantam cebola, tomate para produção de sementes. Inclusive, um grupo de pesquisadores senegalês em visita ao IPA em anos anteriores levaram sementes para plantação.
Fonte: Núcleo de Comunicação