O Instituto Agronômico de Pernambuco realizou na terça feira (17), uma excursão com 65 famílias de agricultores dos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada para a unidade do SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa, em Ibimirim. Os produtores rurais são assistidos através do Projeto Dom Helder.

O evento teve com principal objetivo mostrar aos pequenos agricultores tecnologias sociais e assim colocar na rotina produtiva práticas sustentáveis, produção com respeito ao meio ambiente e um olhar diferenciado no tocante ao aproveitamento do potencial forrageiro, medicinal e econômico da vegetação nativa.

Foram apresentadas aos agricultores tecnologias a exemplo da utilização racional e reuso dos recursos hídricos, biodigestores, biofertilizantes, energia fotovoltaica, aquecedores solar, sistemas de bombeamento alternativos entre outras.

Acompanharam as famílias o extensionista Gerlúcio Moura de Santa Cruz da Baixa Verde e o supervisor de Extensão Rural Gerência Regional de Serra Talhada Tito Ferraz e por parte do SERTA, O engenheiro agrônomo Sebastião. A equipe de profissionais atendeu aos grupos de agricultores nas unidades didáticas, onde foram repassados os aspectos das tecnologias sociais disponíveis e responderam às curiosidades das famílias participantes. O encontro foi organizado por pelos extensionistas Américo Garcia e Maria Denise.

Fonte: Núcleo de Comunicação