Os comerciantes da feira de orgânicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Floresta, receberam novas barracas para comercialização de frutas e verduras. A equipe do escritório atua de forma integrada com o Programa de Aquisição de Alimentos e a Feira de Orgânico, reforçando assim a assistência técnica no município.

Os extensionistas criaram uma feira virtual através do aplicativo de mensagem, onde produtores e consumidores se encontram e organizam a oferta e a procura. O contato por meio do WhasApp é realizado pelos extensionistas Gustavo Jonnas e Cristóvão Filho. A entrega dos produtos acontece todas as sextas-feiras em frente ao escritório, no centro de Floresta.

Os produtos não têm defensivos agrícolas, são embalados com valores definidos, atendendo de forma ágil e eficiente as solicitações feitas de forma virtual de cada clientes. Atualmente estão sendo comercializados, hortaliças, frutas e doces, que seguem as boas práticas de higiene e forma segura de embalagem. A equipe também criou uma forma de oferecer degustação dos produtos, o que ajuda na formação dos preços.

Já sobre o PAA, também foram criados grupos de WhtsApp com fornecedores e entidades, onde a necessidade e a oferta é negociada, evitando assim desperdícios e melhorando a qualidade dos produtos.

De acordo com o supervisor de Extensão Rural da Gerência de Serra Talhada, Tito Antonio Ferraz, vem sendo realizadas visitas de orientação e acompanhamento técnico aos produtores rurais da região. “Parabenizamos os colegas por terem compreendido o verdadeiro propósito do PAA e demais ações de comercialização e das demais atividades meio, que seguramente não é o de trocar dinheiro por mercadoria e sim um processo educativo e de assessoramento técnico dessas famílias”, finalizou.

Fonte: Núcleo de Comunicação