O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Odacy Amorim, participou na manhã desta segunda-feira (13) de uma reunião com o zootecnista e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Garanhuns, Jorge Eduardo Lucena. O IPA pretende iniciar em Caruaru o processo de pesquisa sobre o bardoto, animal híbrido que surge como resultado do cruzamento de duas diferentes espécies, o cavalo e a jumenta. Os trabalhos devem ser realizados na estação experimental em Caruaru, uma vez que já tem as baias prontas.

A equipe do professor Lucena montou um rebanho na universidade com 16 jumentas para fazer a avaliação, 10 animais foram cedidos pelo Parque de Proteção ao Jumento, localizado em Petrolina. Os demais foram adquiridos em fazendas no agreste do estado. Pesquisadores e estudantes estão avaliando os efeitos com alimentação, ordenhadeira mecânica e manual, a fim de observar o impacto na produção de leite. O objetivo do IPA e da UFRPE é constatar a viabilidade econômica da produção de leite para o semiárido nordestino, isso será uma maneira rentável de agregar renda para a região.

A pesquisa não será apenas quantitativa, para saber o quanto a jumenta do semiárido brasileiro tem capacidade de produção, mas também qualitativa, para saber a definição da composição do leite. O objetivo vai determinar se existe a diferença entre os animais brasileiros e europeus. Após a pesquisa de reconhecimento com essas matrizes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco irá iniciar um trabalho de seleção para ter animais cada vez mais produtivos. O objetivo do IPA, em parceria com a UFRPE é estender e desenvolver trabalhos com o leite de jumenta.

O burro tem sua origem no cruzamento entre um jegue/jumento/asno e égua. Desta forma, quando o filhote resultante deste cruzamento nasce macho é denominado burro. Se ao invés de macho, nasce uma fêmea, ela é denominada mula. O ponto em comum entre o burro e o bardoto é a força e resistência, visto que ambos suportam trabalhos intensos. Em diversas regiões é mais frequente ver o uso de burros do que dos bardotos. – Burro/Mula (muares) = Cruzamento entre jumento e égua/ ou entre cavalo e jumenta Bardoto = Cruzamento entre cavalo e jumento – Jumento = asno = Jegue (mesma espécie)

Entre as propriedades nutricionais, o leite de jumenta apresenta baixa quantidade de gordura e proteína, o que causa menos problemas de alergia. Porém, tem muito mais lactose que o de vaca. A procura é maior devido aos benefícios que são associados ao leite de jumenta. A criação de jumentos com foco na produção e consumo de leite é uma alternativa promissora em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho desenvolvido há mais de 20 anos tem atraído compradores de outras cidades da região e de outros estados.

Fonte: Núcleo de Comunicação