POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE QUEIJOS FINOS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO CAPRINOS. ESSE É O TEMA DA PALESTRA QUE O EXTENSIONISTA DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA), PAULO NOGUEIRA, MINISTRA NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (10), DURANTE O I WORKSHOP DE QUEIJOS ARTESANAIS DO VALE DO SÃO FRANCISCO, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF), NO CAMPUS SEDE, EM PETROLINA. O EVENTO SEGUE ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA (11), JUNTAMENTE COM O I TORNEIO DE QUEIJO CAPRINO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

A PROGRAMAÇÃO CONTA COM A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, MESAS REDONDAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA. O I WORKSHOP DE QUEIJOS ARTESANAIS TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS, PROFESSORES E PESQUISADORES. ENTRE OS ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS DESTACAM-SE O MERCADO DE QUEIJOS ARTESANAIS, SANIDADE DO REBANHO, USO DE FITOTERÁPICOS NA PRODUÇÃO ANIMAL, EMPREENDEDORISMO, HARMONIZAÇÃO DO QUEIJO DE CABRA COM VINHO E CERVEJA, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. O WORKSHOP SERÁ ENCERRADO COM A HORA DO QUEIJO E O TORNEIO DE QUEIJOS, NO FINAL DA TARDE DA SEXTA-FEIRA.

O EVENTO É ORGANIZADO PELO GRUPO DE ESTUDOS EM CAPRINOS LEITEIROS, VINCULADO AO COLEGIADO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVASF; PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NO SEMIÁRIDO; E PELA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL. O COORDENADOR DO EVENTO, PROFESSOR DANIEL RIBEIRO, RESSALTA QUE O WORKSHOP TAMBÉM VISA REFLETIR SOBRE UM SISTEMA PARA A CRIAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A AGROECOLOGIA, PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA