A equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, realizou no dia 22 uma reunião com os parceiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que são associações de assentados, quilombolas e os agricultores.

O objetivo é definir estratégias para tornar mais eficiente o controle social, e assim fazer com que o Programa Garantia Safra chegue a famílias que desenvolvem suas atividades rurais com mão de obra predominantemente familiar. Pode receber o benefício quem possui renda bruta mensal de até 1,5 salários mínimos, sendo no mínimo 50% oriundas de atividade agropecuárias desenvolvidas no imóvel rural.

No encontro foi apresentado um modelo um documento, que contém todas as condições de enquadramento, a qual as comunidades irão realizar as assembleias, assim como explicações e condições, que se enquadram nas normas do programa.

A ata foi entregue no conselho, que vai submeter a uma analise e repassará para o escritório que fará a digitação das IGS – Inscrição dos Garantia Safra no DAP WEB. Segundo o supervisor de Extensão Rural da gerência de Serra Talhada, Tito Antonio Ferraz, esse método de trabalho mostra transparência na atividade da Gerencia Regional de Serra Talhada.

Fonte: Núcleo de Comunicação