Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram nessa terça-feira (12) de uma reunião sobre Arranjos de Produtos Locais (APLs), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Durante o encontro gerente de APL da Addiper Eduardo Eugênio Duarte França destacou vários arranjos locais inseridos na agricultura.
O APL de laticínios está localizado nas regiões do Agreste Meridional e Central. Embora se observe a produção de derivados de leite, especialmente queijos, em diversos municípios das duas RD, a mesma se concentra particularmente nos municípios de Pedra, Venturosa, Garanhuns, Correntes, São Bento do Una, Cachoeirinha e Altinho, os quais ocupam uma área de 3.093 km² com uma população de 255.859 habitantes, segundo dados do IBGE.
Já APL de vitivinicultura – A agricultura irrigada, utilizando as águas do Vale do Submédio do São Francisco, constitui uma das mais importantes atividades econômicas da região. A expansão da irrigação por grupos privados irradiou-se por toda a margem do rio, ensejando a implantação de unidades fabris em vários municípios da região, destacando duas atividades que apresentam grande potencial econômico: produção de Vinho, de Uva e Derivados.
A viticultura desenvolvida no Vale do Submédio São Francisco possui características climáticas que a distingue do restante das regiões de viticultura tradicional em todo o mundo. O APL de vinho, uva e derivados apoiado por este Programa encontra-se na RD do São Francisco nos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.
Uma das missões do IPA é promover o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, integrando o médio e pequeno produtor ao dinamismo econômico local. O foco têm sido produções familiares e de associações de moradores, que recebem investimentos para aquisição de equipamentos e capacitação que proporcionam a geração de novas oportunidades para estes pequenos negócios.
Fonte: Núcleo de Comunicação