O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) acompanha e dá apoio aos agricultores familiares que participam dos torneios leiteiros do município de Pedra, no Agreste. Um dos eventos teve início no dia 12/01 na comunidade Tenebre, na zona rural, e se encerrou no domingo (16). Participaram do torneio leiteiro 62 vacas em ampla produção de leite.

O torneiro recebeu a visita de criadores e produtores rurais da região. O IPA também continua no apoio à assistência rural de outro evento rural do município na comunidade São Pedro do Cordeiro que começou nessa quarta-feira (19), e segue até o domingo (23).

Nos eventos são realizadas ordenhas duas vezes por dia, de forma manual ou mecânica. A produção leiteira faz de São Pedro do Cordeiro um grande exemplo de manejo sustentável no nordeste. Neste final semana, os produtores estão reunidos para promover a edição 2022 de um dos mais tradicionais torneios leiteiros do estado.

Pedra no Agreste de Pernambuco faz parte da bacia leiteira do estado, berço do leite, que é alimento fonte de uma vida saudável e cheia de nutrientes. A realização do torneio leiteiro mostra grande importância da pecuária leiteira para o desenvolvimento local.

Os produtores que participam do evento ressaltam que a região tem a melhor produção de leite por vaca do país. Os produtores são verdadeiros guerreiros por produzir leite de qualidade no agreste pernambucano. O objetivo é continuar com a união para fortalecimento ainda mais do setor, e consequentemente melhorar o preço pago pelo litro de leite para que a produção desenvolva-se da melhor maneira possível.

Fonte: Núcleo de Comunicação