Com a participação de cerca de 100 convidados, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou na manhã desta quarta-feira (22), a solenidade de 86 anos de existência do órgão.
No hall do andar térreo, na sede, localizada no bairro do Bongi no Recife, o presidente Kaio Maniçoba e os diretores receberam os convidados. Marcaram presença, lideranças políticas, diretores e presidentes de órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, além de servidores do IPA lotados na sede e em outros municípios.
O Instituto Agronômico de Pernambuco é consolidado como referência nacional na execução de ações e projetos, que visam ao fortalecimento e incremento da Agricultura Familiar e a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco.
Durante a solenidade comemorativa foi inaugurado o Centro de Produção e Comercialização de mudas do IPA (CPC-IPA), na sede do Instituto, no Bongi. Entre as diversas ações propostas para o CPC-IPA, estão a produção e comercialização de 20 mil mudas frutíferas, sete mil mudas florestais, cinco mil mudas ornamentais e três mil mudas de plantas medicinais e hortícolas por ano, que serão disponibilizadas na sede.
Na ocasião também foram lançados dois livros: “Solos: estudos potencialidades e uso”, de Josimar Gurgel, e Paisagismo em Pernambuco Área Verdes Urbanas, de autoria de Marcelo Mara Bione e Fernando Antônio Távora Gallindo, além do lançamento da nova temporada do programa Tudo do Campo, exibido aos domingos na TV Pernambuco e nas redes sociais do IPA.
O evento contou com o descerramento de uma placa comemorativa e o plantio de um pé de Baobá.
Fonte: Núcleo de Comunicação