O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) busca a expansão da atuação do Programa Horta em Todo Canto. Nesse sentido, o diretor de Extensão Rural, Flávio Duarte, participou de reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado, na terça-feira (29).
O objetivo foi traçar estratégias para que o IPA possa expandir sua atuação no Programa Horta em Todo, dando assistência técnica as hortas que estão implantadas nas escolas estaduais. A reunião virtual contou com a presença da gerente do programa de alimentação escolar Marieta Pinho, nutricionistas das 16 regionais da Educação e extensionistas do IPA, envolvidos com o programa.
Segundo Flávio Duarte, a ideia é promover na horta um espaço não apenas para cultivo e consumo, mas sim um espaço pedagógico. “Professores e alunos poderão aprender e compartilhar esses momento juntos, inter-relacionando conteúdos sobre matemática, português, geografia, história, biologia e tudo mais que a horta possa oportunizar”, destaca o diretor.
O programa horta em todo canto, foi lançado em Agosto de 2016 e tem como objetivo de implantar hortas orgânicas nos espaços de uso público, estaduais e municipais, com materiais e equipamentos adequados, contribuindo para a promoção de segurança alimentar e nutricional, inclusão social, educação alimentar e ambiental, fortalecendo o saber popular e a economia solidária, possibilitando mudanças nos hábitos alimentares por meio de experimentações gastronômicas.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA