O Instituto Agronômico de Pernambuco participou, na segunda-feira (12), do Lançamento do Plano de Ação Territorial de Bananicultura, promovido pelo Banco do Nordeste e pelo Comitê Gestor Territorial da Bananicultura da Mata Sul.

O evento foi realizado no Instituto Federal de Pernambuco em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. O projeto trata-se de um plano piloto que será implementado na Zona da Mata Sul, inicialmente em três cidades, Vitória de Santo Antão, Primavera e Amaraji.

Durante a explanação do plano foi apresentado um cacho de bananas produzido na região. Participaram do encontro extensionistas dos escritórios dos municípios de Primavera, Vitória e Caruaru.

As plantações de bananeiras são encontradas sobretudo nas região Nordeste. A fruta se desenvolve bem em locais com temperaturas entre 22 e 31 graus. No Brasil, as bananas ‘Maçã’ são bem aceitas pelo consumidor, sobretudo devido ao seu sabor adocicado, às sua baixa acidez e polpa macia. Essas bananas ocupam em torno de 3% da área cultivada e representam cerca de 2% da produção nacional da fruta.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA