Acompanhando as mudanças decorrentes do atual cenário, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inova em suas atividades, por meio da Diretoria da Extensão Rural, formando um grupo de trabalho em capacitações online.
O objetivo do grupo é planejar ações de capacitações online para os extensionistas, frente aos novos desafios tecnológicos que a pandemia impõe no atendimento aos agricultores rurais, pescadores, quilombolas e indígenas.
Neste primeiro momento, estão sendo planejados cursos que contemplam: comunicação e tecnologias digitais, estratégias de mercados e comercialização para agricultura familiar, manejo de caprinos e ovinos no contexto de transição agroecológica e sistemas agroflorestais. Além disso, debates online e webinar (seminário online em vídeo, com interação da audiência via chat) com temáticas voltadas à Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública também farão parte do planejamento das ações.
O grupo é formado pelos extensionistas: Andry Lúcia (IPA-Pombos), Gustavo Jonnas (IPA-Floresta), Mônica Nunes (IPA- Ilha de Itamaracá), Nayra Oliveira (IPA-Bom Conselho), Ricardo Motta (IPA-Barra de Guabiraba), Gilva Delli Vilaça, Luiz Bezerra e Cleide Miriam (Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural – DEEM), Djair Silva (Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – DEAT) e Carla Carvalheira (Departamento de Gestão de Pessoal – DEGP). A mediação do grupo é realizada pela gerente do DEEM, Milze Luz.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA