A gerência de Salgueiro do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou os testes finais do biodigestor da comunidade Quilombola do Araçá em Mirandiba. Este equipamento é o segundo instalado pela regional de Salgueiro. O primeiro está funcionando há dois anos em Verdejante.

Os projetos executados pela regional de Salgueiro são financiados com recursos do Programa Dom Helder, gerenciado pela diretoria de Extensão Rural do IPA. Os projetos técnicos são acompanhados pelos extensionistas Francisco Savio Sá e Luiz Carlos Ferreira, com apoio do extensionista Francisco Charles Cabral.

O Biodigestor é um compartimento fechado onde ocorre decomposição de matéria orgânica, produzindo biogás e biofertilizante. Cada sistema de produção vai ter o seu biogás, no que diz respeito ao teor de metano e funcionamento do biodigestor.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) é estimado que 85% das famílias das zonas rurais no nordeste, utilizam a lenha para cozinhar. A OMS estima que 3,8 milhões morrem todo ano no mundo por poluição doméstica (fumaça do fogão à lenha) sendo mulheres e crianças as mais vulneráveis.

Fonte: Núcleo de Comunicação