A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco em Caruaru realizou nessa terça-feira (07), uma reunião sobre o Projeto Dom Helder Câmara. Participaram extensionistas dos municípios de Camocim de São Félix, Chã Grande, Sairé e São Joaquim do Monte, os profissionais atuam no PDHC, no Agreste.
Na reunião foram avaliados a execução das metas para os municípios, que compõem a Gerência Regional, os encaminhamentos para as próximas metas até março de 2020, as visitas técnicas que serão realizadas este ano, as reuniões em conselhos de desenvolvimento rural e a realização de seminário para os agricultores a nível regional.
O Programa Dom Helder Câmara é importante para os agricultores familiares, o PDHC está presente em 58 municípios pernambucanaos através do IPA. O programe é coordenado a nível estadual por Maviael Fonseca.
O Dom Helder Câmara é um projeto de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável nas regiões semiáridas do Brasil. Tem o propósito de reduzir desigualdades, moderando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas com a integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.
A execução do PDHC também conta com a parceria do Ministério da Cidadania, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, que já assegurou para mais de 9 mil famílias beneficiadas pelo projeto Dom Helder Câmara o acesso a recursos (R$ 2.400 por família) utilizados na implantação de projetos produtivos construídos em conjunto com os técnicos da Ater.
Ao longo de sua atuação, o projeto se consolidou por desenvolver uma proposta de assessoria técnica permanente, multidimensional, diferenciada, concebida como uma ação contínua e sistêmica, focada nas demandas, objetivos e áreas de resultado de interesse das famílias beneficiárias e referendadas em posicionamento técnico e avaliações participativas que garantem a viabilidade das proposições apresentadas.
Fonte: Núcleo de Comunicação