O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do Departamento de Segurança do Trabalho está realizado a Semana do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (07), o extensionista Djair Alves explicou o processo de horta vertical produzida em garrafas pets.

A horta vertical ou horta suspensa é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente a serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros. Djair explicou que a intenção é que qualquer possa tenha sua própria horta em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, seja possível tornar o ambiente mais alegre e bonito.

Já o extensionista Cláudio Lima orientou durante a oficina como reaproveitar alimentos. Para mostra na prática, ele fez uma queijadinha de coco, reutilizando alguns ingredientes. Cláudio explicou que as sobras de alimentos podem ser utilizadas em sopas, caldos, geleias ou até na compostagem. Reaproveitar alimentos é uma forma de ser mais sustentável. Além de diversas receitas, também é possível fazer produtos de limpeza e melhorar o solo com as sobras que usamos na cozinha.

Através dos alimentos aproveitamentos das partes inutilizadas, é possível não só alimentar um número maior de pessoas, mas também reduzir as deficiências nutricionais que possam existir, uma vez que boa parte dos alimentos desperdiçados contém nutrientes com alto valor nutricional.

Fonte: Núcleo de Comunicação