A extensionista Ana Paula Silva participou da mesa de abertura do Seminário Agrofamiliar, ontem (21), em evento organizado pelo Núcleo Agrofamiliar da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE – UAG, pela Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco, com apoio do IPA e diversos parceiros, em Garanhuns. Este ano, o tema do encontro foi sobre a “Soberania e Segurança Alimentar e Agroecologia: do campo a mesa”.

Ana Paula levou a palestra “Alimentos e Saúde: segurança alimentar.” Estiveram presentes, entre outros, agricultores e agricultoras da região, alunos de diversas graduações e pós graduações, além de professores da Universidade.

A extensionista, que faz parte do GEMA (Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia), destaca que eventos como esse oportunizam uma rica troca de experiências, uma vez que em um mesmo espaço encontram-se pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade que se dedicam a pesquisar sobre a agroecologia nos mais diversos campos de atuação.

O GEMA é um grupo criado pelo IPA, e tem como objetivo discutir a agroecologia, atuando por uma produção de alimentos sem agrotóxicos, nutritivos e que proporcionem segurança alimentar, pelo resgate dos saberes tradicionais, pela igualdade de gênero, pela conservação e preservação dos recursos genéticos animais e vegetais, a exemplo das sementes crioulas, abelhas nativas e das plantas medicinais.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA