Os técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco produziram nova cartilha com informações e recomendações técnicas. É a segunda da série “Juntos na Construção do Conhecimento”, e neste segundo exemplar, foram abordadas as boas práticas do plantio da Palma Forrageira, importante ação desenvolvida no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara.
O cartilha é ilustrada pelo gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Maviael Fonseca, os textos são dos extensionistas Genil Gomes da Silva, Luiz Bezerra de Brito e Vanildo Alberto Leal. A cartilha está publicada nos informes e eventos do site. http://www.ipa.br/novo/plantio.php
O Projeto Dom Hélder Câmara – PDHC – É uma ação do Governo Federal/MAPA e do FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola), em parceria com os estados, para apoiar o desenvolvimento sustentável no semiárido do Nordeste, melhorando a produção e promovendo o acesso ao mercado e a melhoria da renda dos agricultores e das agricultoras para superação da situação de pobreza a partir da autonomia familiar. Apoiar inovações e estimular a socialização da palma forrageira é uma das estratégias centrais do PDHC para a sustentabilidade da pecuária no semiárido brasileiro.
Importância da Palma Forrageira
A palma forrageira é uma planta rica em energia, tem grande tolerância à seca e boa capacidade de rebrota após o corte; por isto, é muito utilizada como alimentação animal, por ser uma das melhores opções para a produção de forragem em sistema de sequeiro no semiárido. Por ser rica em água, os criadores desta região, por menor que seja a unidade familiar ou propriedade, não se arriscam a criar sem ter um plantio de palma.
TIPOS DE PALMA
Os três tipos de palma recomendados são resistentes a Cochonilha do Carmim.
Miúda ou Doce
Ipa Sertânia
Orelha de Elefante
ÉPOCA DE PLANTIO
Antes das primeiras chuvas. Pelo menos um mês antes da estação chuvosa.
ESPAÇAMENTO
Existem várias indicações para espaçamento; por isto, recomendamos consultar o extensionista do seu município sobre qual espaçamento é mais adequado para o tipo de palma que vai plantar (Miúda ou Doce, Ipa Sertânia e Orelha de Elefante)
PREPARO DO SOLO
Pode ser manual (enxada), em covas; ou tração animal, em sulcos.
MATERIAL DE PLANTIO
Evitar plantar as raquetes com pragas e/ou doenças.
FORMA DE PLANTIO
Plantar sempre com a parte cortada para baixo, colocando uma raquete por cova. A profundidade da cova dever ser suficiente para cobrir a metade da raquete.
ADUBAÇÃO ORGÂNICA
Efetuar na época do plantio e a cada colheita a quantidade de 0,5 kg a 1,5 kg de adubo orgânico por cova.
CONTROLE DO MATO
O terreno dever ser limpo sempre que necessário, deixando o mato como cobertura morta.
CONTROLE DA COCHONILHA-DE-ESCAMA
1. Óleo Mineral a 1% (um por cento);
2. Querobão: 200 gramas de sabão em barra, 200 gramas de fumo-de-corda, duas colheres de querosene e 20 litros de água (pulverização das plantas);
IRRIGAÇÃO
Sempre que for possível.
COLHEITA
A cada 02 (dois) anos.
Fonte: Núcleo de Comunicação