A diretoria de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco irá lançar o informativo Arribaçã. Com edições mensais o Arribaçã contará sobre os destaques dos trabalhos da Extensão Rural no Estado. Inicialmente o objetivo é mostrar a história de transformação de agricultores e agriculturas que são acompanhados pelos extensionistas em cada gerência regional. Na primeira edição a história publicada será sobre a experiência da família de Josevânia Maria e Damião Pedro, moradores de um assentamento em Floresta no Sertão Pernambucano.

Os personagens e as narrativas pautadas que irão ilustrar o informATER serão garimpadas pelos extensionistas, pois eles têm contato diariamente com os agricultores. A primeira edição do Arribaçã vem com o título “Plantando boas sementes e colhendo (re) conhecimento: experiência de uma família florestana com boas práticas”. A história foi contada pelo extensionista Gustavo Jonas.

O informativo será distribuído nos sindicatos rurais, associações comunitárias, além dos escritórios e nas gerências regionais do IPA para o público geral. A ideia é que esse instrumento de comunicação chegue diretamente aos agricultores familiares e suas organizações sociais, pois serão os protagonistas do conteúdo.

A linguagem do informativo é acessível e direta. Agricultores e agricultoras dos quatro cantos do Estado podem colaborar, apresentando suas histórias de vida. A edição de nº 2 já está pautada, a história é de impressionar o leitor. O Arribaça irá contar a experiência de uma agricultura de Tabira, no Sertão do Pajeú. A versão digital ficará disponível no site do IPA.

Fonte: Núcleo de Comunicação