Nesta terça-feira (14), a Exproagro Nordeste apresentou no auditório no estande da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), palestras sobre a importância das ações de defesa sanitária animal realizadas pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).

A médica vererinária Samya Bianchini destacou a lei estadual 12.228, que se entende por defesa sanitária animal o conjunto de medidas e ações a serem desenvolvidas, visando a proteção, a diminuição dos riscos da introdução e propagação de agentes causadores de doenças, bem como a redução das possibilidades de transmissão de doenças dos animais ao homem.

A palestrante ainda ressaltou que as ações pertinentes à defesa sanitária animal, como as doenças que requerem medidas de isolamento ou quarentena, serão tomadas de acordo com o Regulamento Zoossanitário Internacional de Enfermidades, do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), e por normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. A palestrante que atua como fiscal estadual agropecuária ainda destacou a responsabilidade sobre fiscalização da vacinação.

Em outro momento, os veterinários Lonjorê Leocádio de Lima e Jurandi Barbosa Cavalcanti ressaltaram a importância das ações de defesa e inspeção. Os especialistas ressaltaram a garantia de transporte de produtos de origem animal seguro ao consumidor final, principalmente em relação à sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica, e destacaram a extrema importância da prévia inspeção e fiscalização dos alimentos em todas as etapas de sua cadeia produtiva, sendo realizada por profissionais competentes. Os veterinários explicaram os procedimentos das ações da Adagro e tiraram dúvidas das pessoas que marcaram presença à palestra.

Fonte: Núcleo de Comunicação