O Curso voltado para práticas agroecológicas reuniu, na quarta (18) e quinta-feira (19), 40 quarenta agricultores e agricultoras familiares e produtores de frutas e hortaliças, em Santa Maria da Boa Vista. A ação extensionista foi conduzida pelos técnicos Manoel Cândido e José Américo Leite.
A capacitação atendeu à demanda dos produtores rurais da Comunidade Ilha do Saco e comunidades adjacentes, preocupados com alto custo dos insumos (adubos), utilizados na agricultura convencional, bem como, o uso crescente e indiscriminado de agrotóxicos. O curso contou com o apoio do DEEM, por meio de Milze Luz e Karina Alves, e do GEMA. Também contou com a Gerência Regional, por meio de João Batista Carvalho e Carlos Alberto Possídio.
Nos dois dias de curso, os participantes assistiram a uma aula expositiva sobre as mudanças climáticas, que estão acontecendo no mundo, com impactos na agricultura e no meio ambiente, identificando práticas agroecológicas que contribuem para reduzir esses impactos. Entre elas: utilização de biofertilizantes e produção de composto orgânico, através da técnica de compostagem.
Outro aspecto importante do curso foi a troca de conhecimentos para a construção de saberes. Na oportunidade, o extensionista, José Américo, devolveu a comunidade de Barra Nova e participantes o produto do Mestrado em Extensão Rural, uma cartilha contendo orientações sobre práticas agroecológicas na agricultura e pecuária.

No segundo dia de curso, os participantes colocaram a mão na massa e fizeram, com a orientação de Manoel Cândido, o biofertilizante e o composto orgânico. Esse momento marcou o evento, com intensa participação dos agricultores, com perguntas e trocas de experiências/conhecimento. Durante o curso, foi entregue material didático complementar, tipo apostila, com os procedimentos e dosagens dos produtos fabricados para uso no solo e na fruticultura e hortaliças. Ao final, foi feita uma avaliação com todos os presentes, através de questionário e depoimento dos agricultores. Esse momento marcou, de forma positiva, o retorno do IPA, pós-pandemia da Covid-19, às atividades de campo.
Além dos integrantes da equipe de Extensão do IPA já citados, também participaram José Américo Barros Leite, José Carlos Cipriano e Manoel Cândido B. Neto. Estiveram no apoio ao curso Anna Amelia N. Lima, Inácia Francisca Oliveira e Bernardo Graciliano Sandes.

Fonte: Núcleo de Comunicação