O Curso de Formação de Agentes de ATER está sendo realizado, no Centro de Treinamento – Cetreino, em Carpina, com a participação de 29 extensionistas. Esta capacitação é realizada dentro das ações do Projeto Dom Helder Câmara, promovido por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). O curso tem como objetivo habilitar novos técnicos/as para operacionalização do projeto.
As aulas foram ministradas pela primeira vez em Pernambuco pelos extensionistas do IPA Karina Alves dos Santos Lima, Samantha Britto Almeida Marcal, Luiz Bezerra de Brito e Fabrício Bezerra Pereir visando otimização dos conhecimentos entre os/as técnicos/as do IPA. O módulo inclui o debate dos seguintes temas: Sustentabilidade, Comunicação para o Desenvolvimento, Plano de Trabalho, além de apresentação sobre o Projeto Dom Hélder Câmara, incluindo Políticas Públicas Sociais e “O Que é PDHC”, Programa de Fomento, Combate à Seca X Convivência com o Semiárido, PNATER e Orientações para uma Pedagogia além de atividades práticas de como acessar o sistema SGA e Mobile.
Dom Helder Câmara – O projeto priorizadas as Regiões de Desenvolvimento que integram os Territórios Produtivos de maior especialidade e com potencialidades estratégicas para o estado de Pernambuco, dentre eles os territórios do feijão, bacia leiteira, caprino e ovinocultura, fruticultura, raízes e tubérculos.
Nesse contexto foram selecionados 58 municípios que integram o semiárido pernambucano (Agreste e Sertão). O objetivo é oferecer uma Assistência Técnica e Extensão Rural continuada e de qualidade para essas localidades, atendendo de forma diferenciada 5.640 famílias de agricultores familiares, buscando dinamizar a unidade produtiva familiar, melhorando a produtividade e a rentabilidade das atividades agropecuárias desenvolvidas de forma sustentável.
Fonte: Núcleo de Comunicação