Conselho de Administração do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu a primeira reunião ordinária, na manhã desta quarta-feira (07), após a publicação no Diário Oficial da composição dos novos conselheiros. Na ocasião, Claudiano Martins, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, foi eleito presidente do Conselho, tendo como suplente Kaio Maniçoba, presidente do IPA. Um dos pontos importantes da reunião foi a aprovação do Plano de Negócios 2021/2024. “Vamos em busca de estabelecer parcerias financeiras com outras instituições e, simultaneamente, potencializar o uso dos recursos próprios”, destaca Kaio.
O diretor de Administração e Finanças, Welliton Lins, reforça a importância da aprovação do Plano de Negócios. “Viabiliza novas oportunidades como a captação de recursos de investidores dentro e fora do país, já que o IPA é uma entidade pública, com fins lucrativos, buscando a auto sustentabilidade com foco no social e no fortalecimento da agricultura familiar”, fala Welliton.
Com a publicação da Lei das Estatais, o Conselho foi reformulado passando a ser corresponsável pela gestão do IPA. “Passamos a ter papel decisório em relação a toda e qualquer atividade do IPA, seja técnica ou administrativa”, frisa o secretário do Conselho, Hildeberto Rodrigues. Para Dênio Rezende, Conselheiro Representante dos Empregados no Conselho de Administração do IPA, é importante que a atuação seja respaldada em todas as ações fins do IPA, criando um canal entre o Conselho e os empregados do Instituto. “A ideia é construir uma gestão participativa debatendo as pautas da reunião com uma comissão formada por representantes dos funcionários”, explica Dênio.
Fonte: Núcleo de Comunicação