A climatologista Francis Lacerda, do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco, cedeu entrevista à Mara Régia na Rádio Naciona de Brasília, no Programa Viva Maria. A especialista destacou as consequências devastadoras das mudanças climáticas, sobretudo nos biomas do território brasileiro.

Em entrevista a Mara Régia, ela comenta sobre o aumento dos incêndios no Pantanal, maior planície alagável do planeta, nos últimos anos.

Há três anos sem cheia a área queimada no Pantanal já superou a média histórica em período de seca! A região afetada já é duas vezes maior do que a cidade do Rio de Janeiro. De acordo com Francis, há o temor que a situação piore ainda mais daqui para frente.

“Com o afrouxamento da legislação que protege os biomas, nossos biomas têm sofrido imensamente e o resultado é esse, crise energética, crise hídrica, insegurança alimentar e por aí vai”, comenta.

Ela reforça sobre a importância da preservação dos biomas para a manutenção da vida na Terra: “Nós somos um país que tem 12% da água doce de todo o planeta e é tão importante a preservação dessas florestas para a sobrevivência, não só nossa, mas da vida como um todo”, reforça.

Fonte: Núcleo de Comunicação