A Gerência Regional do Instituto Agronômico em Lajedo promoveu uma excursão com agricultores da região para apresentar tecnologias sociais inovadoras. 22 produtores rurais de Jucati, no Agreste do estado, foram conhecer a propriedade de Vânio José da Silva, um agricultor que mora no Sítio Bananeiras em Jupi, também no Agreste. A viagem de cerca de 8 quilômetros foi para adquirir conhecimentos.

Na ocasião o grupo teve oportunidade de conhecer uma propriedade familiar assistida pelo IPA, com área de 2,5ha, diversificada e altamente sustentável economicamente, uma unidade demonstrativa de galinha caipira melhorada, assim como reuso da água por biágua, tecnologia que permite reaproveitamento da água cinza.

Vânio é um agricultor a frente do tempo, ele trabalha com irrigação com uso da energia solar a partir de placa fotostática, para irrigação de 0,3 ha de milho. Na propriedade os agricultores visitantes ainda conheceram uma cisterna calçadão de placas e enxurrada, e também uma pocilga onde futuramente Vãnio planeja construir um biodigestor para uso tanto do biogás como do biofertilizante.

Fonte: Núcleo de Comunicação