A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Serra Talhada, no sertão, esteve à frente no acompanhamento das demandas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas cidades de Jatobá e Tacaratu, nesta última semana. “Acompanhamos o recebimento dos produtos e distribuição destes para as entidades receptoras do município de Jatobá, onde diversas observações foram realizadas no tocante a adequação do local, embalagem e forma de transporte e distribuição”, afirma Tito Ferraz.

As observações feitas estão sendo sistematizadas e encaminhadas aos parceiros, como também, apresentadas as famílias que participam do programa, objetivando melhorar a logística, a qualidade dos produtos e minimizar riscos com o contato dos produtos a possíveis agentes que possam promover algum tipo de contaminação, num trabalho conjunto e importante, valorizando sempre o conhecimento do agricultor familiar.

Dando continuidade as ações, os profissionais do IPA visitaram áreas de produção de três famílias, sendo uma em Jatobá e as outras duas em Tacaratu. Lá, temas como as condições de condução das culturas e produtos fornecidos, no tocante a controle e combate a pragas e doenças, além de viabilizar a qualidade necessária aos produtos que estão sendo doados a escolas, creches e hospitais foram tratados.

Acompanharam as atividades, além de Tito Ferraz, representantes da Ação Social da Prefeitura Municipal de Jatobá, que atua como parceira, agricultores fornecedores e os extensionistas Normando Gomes e Kleber Saraiva, de Tacaratu e Jatobá, respectivamente.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA