A família de seu Josivaldo Moizés e Rosilda Soares, na Zona Rural de Passira faz parte dos agricultores assistidos pelos Instituto Agronômico de Pernambuco. O trabalho na propriedade da família é considerado unidade de referência na região. Os agricultores foram contemplados com projeto de suinocultura e a instalação de um poço profundo através do Programa Dom Hélder Câmara.

A família se destaca no programa por trabalhar com produção agroecológica e desenvolver diversas atividades, como: ovinocultura, suinocultura, avicultura caipira, criação de coelho e porquinho da Índia, além de horticultura em pneus e objetos reutilizáveis e produção de mudas em recipientes descartáveis.

Os trabalhos dos agricultores são acompanhados pelos extensionistas do IPA Fabrício Pereira e Maria Elizabete Menezes. A propriedade dispõe de tecnologias de armazenamento de água das chuvas (cisternas, barreiro e lagos), filtro de águas cinzas, composto orgânico, biofertilizante e banco de sementes.

O desenvolvimento e o sucesso na produção são motivos de alegria para Josivaldo e Rosilda. “A nossa família está feliz porque estamos realizando um sonho”, disse Josivaldo Moizés. A utilização do poço irá minimizar o impacto da falta de água na unidade produtiva, razão de felicidade para dona Rosilda. “Estamos muito felizes com o sucesso que estamos tendo”, declarou a agricultora.

Atualmente o Instituto Agronômico de Pernambuco atende na região de Passira 98 famílias diretamente com o Programa Dom Helder Câmara.

Fonte: Núcleo de Comunicação